Professora: Alexandra Magalhães Frighetto
Escola Estadual Norberto Schwantes
• Público Alvo: 2ª e 3ª Fase do 1º Ciclo – Ensino Fundamental Inicial
• Título: Os números no nosso dia a dia
• O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar o antecessor e sucessor dos números naturais a fim de ampliar o conhecimento adquirido na vivência diária;
- Estabelecer relações de maior e menor entre os números;
- Desenvolver o raciocínio lógico com a noção de ordenação e quantificação;
- Localizar, escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza;
- Reconhecer e interpretar hora em relógio;
- Estabelecer relações de horário de início e término e/ou intervalo de duração de um evento ou acontecimento.
• Duração:
12 aulas de 60 minutos cada
• Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com seu aluno
- Domínio das habilidades de leitura e de escrita;
- Conhecimento dos numerais;
- Conhecimento sobre: horas no relógio (digital e analógico) e do calendário (dias da semana e meses do ano);
- Noção de sucessor e antecessor de um número e/ou de alguma coisa.
• Estratégias e recursos:
1º momento - 02 aulas de 60 minutos cada
O professor faz uma sondagem sobre o que os alunos conhecem sobre numerais: antecessor e sucessor; medidas de tempo (horas, meses do ano e dias da semana). Isso pode ocorrer de forma oral e/ou escrita, individual ou coletiva. Fazendo uso do quadro e pincel, atividades impressas ou através da ludicidade.
Trazer para a sala de aula: diversos calendários, relógio digital e analógico. Construir com alunos, um relógio fazendo uso de papel cartão, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor.
2º momento - 02 aulas de 60 minutos cada
Organizar com os alunos uma pesquisa no Laboratório de Informática da Escola propondo o seguinte:
- Pesquisar quando foi e quais foram os últimos seis presidentes do Brasil;
- Copiar as fotos e anotar os anos de mandato de cada um no editor de texto, imprimir as mesmas;
- Na sala de aula, organizar cartazes com as fotos e os períodos de mandato de cada presidente.
3º momento - 04 aulas de 60 minutos cada
Orientar os alunos a pesquisar em sua Escola, quais foram os quatro últimos diretores e seus respectivos anos de trabalho:
- Coletar fotos dos mesmos;
- Organizar cartazes com essas fotos e dados.
4º momento - 01 aula de 60 minutos
- Disponibilizar atividades impressas sobre os conceitos trabalhados, garantindo com isso maior compreensão.
1) Observe a sequência de presidentes nos cartazes confeccionados e responda:
a) Quem foi o presidente antecessor de Lula?
_______________________________________________
b) Quem foram os sucessores de Fernando Henrique?
_________________________________________________
2) Marque X nos que foram sucessores de Fernando Collor:
( ) José Sarney, Fernando Henrique, Lula e Dilma
( ) Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula e Dilma
3) Dos presidentes pesquisados, quais ficaram mais tempo como presidentes?
( ) José Sarney e Itamar Franco
( ) Itamar Franco e Fernando Collor
( ) Fernando Henrique e Lula
( ) Lula e Dilma
4) Quem ficou Menos tempo como presidente?
( ) José Sarney
( ) Fernando Collor
( ) Itamar Franco
( ) Fernando Henrique
5) Se um ano tem 365 dias, um mandato de 04 anos tem quantos dias?
( ) 869 dias
( ) 960 dias
( ) 1.460 dias
( ) 1.640 dias
5º momento - 01 aula de 60 minutos
- No quinto momento, o professor deverá de acordo com os dados que os alunos pesquisaram (pesquisa esta realizada no 3º momento) sobre os diretores da Escola e trazer atividades impressas a respeito do assunto para melhor compreensão dos conceitos trabalhados (como foi feito no 4º momento).
6º momento - 02 aulas de 60 minutos cada
Atividades complementares envolvendo o conteúdo planejado
1) Três remédios A, B e C são ingeridos a cada 2 horas. O remédio A às 6 horas, que horas se tomará o remédio C?
A = 6h / B = _____ h / C = _____h
a) 7 horas
b) 8 horas
c) 9 horas
d) 10 horas
2) Paulo toma um remédio a cada 6 horas. A última vez que ele tomou foi às 13:00 horas. Em que horário foi que ele tomou a dose antecessora?
a) 6 horas
b) 7 horas
c) 8 horas
d) 9 horas
3) E, a que horas tomará a dose sucessora deste remédio?
a) 16:00 horas
b) 17:00 horas
c) 18:00 horas
d) 19:00 horas
4) Simone trabalha em média 08 horas por dia. Se ela trabalha de segunda a sexta-feira, quantas horas por semana ela trabalha?
( ) 20 horas
( ) 30 horas
( ) 40 horas
( ) 60 horas
5) Lúcio começa a trabalhar as 7:30 horas. De sua casa para chegar até o seu trabalho ele gasta em média 2 horas e 30 minutos para chegar. A que horas Lúcio tem que sair de casa para chegar ao seu trabalho sem se atrasar?
( ) 4:30 horas
( ) 5 horas
( ) 5:30 horas
( ) 6 horas
6) Observe as sequências numéricas e complete:
06 / 08 / __ / __ / 14 / __/ __/ __/
22 / __/ __/ 28 / __/ __/ __/ __/
03 / 06 / __/ __/ 15 / __/ __/ __/
27 / __/ __/ 36/ __/ __/ __/ __/
05 / 10 / __/ __/ 25 / __/ __/ __/
45 / __/ __/ 60 / __/ __/ __/ __
• Recursos complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Sarney
http://www.brasilescola.com/historiab/jose-sarney.htm
http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-eleicoes/presidente-jose-sarney.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Collor_de_Mello
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itamar_Franco
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Henrique_Cardoso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff
• Avaliação
- A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral, escrita, individual e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo;
- Identificar avanços e dificuldades de cada educando para possível retomada de conteúdo.
Um comentário:
Muito bom.
Postar um comentário